Isto É Notícia

João Lourenço garante “segurança e sã concorrência no mercado” a empresários noruegueses que queiram investir em Angola

Partilhar conteúdo

O Presidente da República, João Lourenço, convidou, nesta quinta-feira, 17, os empresários noruegueses a investirem em Angola e a “abraçarem” as enormes oportunidades de negócios que o país oferece, garantindo “estabilidade, segurança e sã concorrência” entre os agentes do mercado.

“Convido o sector privado da Noruega a abraçar as enormes oportunidades de negócios que o nosso país oferece e, assim, poderem usufruir do ambiente de estabilidade e segurança prevalecente em Angola e do elevado potencial de rentabilidade que os negócios oferecem no nosso país”, afirmou João Lourenço, em Oslo, na capital do país nórdico.

Ao discursar no ‘Fórum de Negócios Angola-Noruega’, onde cumpre a sua primeira visita oficial, João Lourenço considerou o encontro como uma “boa oportunidade” para aprofundar o diálogo e a troca de pontos de vista sobre as oportunidades de investimentos em ambos os países.

“Pretendemos fortalecer as nossas relações de amizade com a Noruega e estabelecer as bases de uma cooperação estratégica entre os dois países, de modo a que ambas as partes obtenham os maiores benefícios desta cooperação, para o bem dos nossos respectivos povos”, frisou o estadista angolano.

O titular do poder executivo assegurou aos empresários noruegueses que o seu governo deu “passos muito importantes”, nos últimos cinco anos, no sentido de tornar o país num espaço cada vez mais atractivo para a captação de investimento estrangeiro.

O objectivo, segundo o chefe de Estado, é construir uma economia forte e sustentada; uma economia cada vez menos dependente dos recursos do petróleo. Nesta senda, João Lourenço disse que a acção governativa tem sido focada no sentido de aprofundar as bases de um Estado democrático de direito, onde não haja impunidade para com os actos de corrupção e para práticas de nepotismo e de tráfico de influências.

“Estamos a edificar um Estado que apresente altos níveis de transparência na gestão do erário, onde seja preservada a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e a sã concorrência entre os agentes de mercado”, notou.

A par da consolidação do Estado democrático de direito, o Presidente angolano assegurou aos empresários noruegueses que Angola está a desenvolver acções para consolidar a economia de mercado, daí ter aproveitado a oportunidade do fórum para convidar todas aquelas empresas e empresários que queiram apostar e investir no agro-negócio em Angola.

João Lourenço chegou a Oslo na quarta-feira, 16, para uma visita de trabalho de dois dias, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados