João Lourenço chega-se à frente na luta pela liderança do MPLA

A coordenadora da subcomissão de candidaturas da Comissão Nacional Preparatória do 8.º Congresso Ordinário do MPLA, Luísa Damião, anunciou nesta quarta-feira, 27, a oficialização da candidatura de João Lourenço à liderança do partido dos ‘Camaradas’, tornando-se assim no primeiro militante a cumprir uma das exigências estatutárias, com vista ao pleito agendado para os dias 9, 10 e 11 de Dezembro do corrente ano.

Em declarações à imprensa, Luísa Damião anunciou que a candidatura de João Lourenço recebeu, em sete dias, pouco mais de 21.750 subscrições nas 18 províncias do país.

“Hoje, 27 de Outubro procedemos à recepção da primeira candidatura ao cargo de presidente do MPLA. Trata-se da candidatura do militante João Lourenço, aqui representado pelo seu mandatário, o camarada Pedro de Morais Neto”, disse Luísa Damião, durante a cerimónia organizada para o efeito, na sede nacional do partido, em Luanda.

Luísa Damião esclareceu ainda que a subcomissão de candidaturas da Comissão Nacional Preparatória do 8.º Congresso Ordinário do MPLA irá agora “proceder à competente análise dos processos que forem sendo entregues pelos candidatos, para aferir se os mesmos estão em conformidade com os estatutos e o regulamento eleitoral”.

A também vice-presidente do partido dos ‘Camaradas’ lembrou ainda que a subcomissão de candidaturas está aberta à recepção de outras candidaturas.

João Lourenço foi eleito presidente do MPLA a 8 de Setembro de 2018, durante o VI Congresso Extraordinário, com 98,58% dos votos, sendo 2.309 votos a favor, 27 contra e seis abstenções. No total, votaram 2.342 delegados ao conclave.

Foi também em 2018, e após a sua eleição, que João Lourenço se assumiu como como quinto presidente do partido, depois de Ilídio Machado, Mário Pinto de Andrade, António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos. Historicamente, foi a primeira vez que um alto dirigente do MPLA fez referências aos primeiros líderes do partido, Ilídio Machado e Mário Pinto de Andrade.

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *