João Lourenço autoriza mais uma despesa para ANPG de 271 mil USD para compra de uma tecnologia de Sistema de Informações Geográficas
O Presidente João Lourenço autorizou, via ajuste directo, uma despesa de 271 mil dólares norte-americanos (237 milhões de kwanzas) para a aquisição de serviços de manutenção das licenças de ArcGIS para a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
O ArcGIS é uma poderosa tecnologia de Sistema de Informações Geográficas (GIS) que fornece ferramentas para capturar, visualizar, editar, gerenciar, analisar e compartilhar dados no contexto da localização.
Segundo o Despacho Presidencial n.º 156/24, de 16 de Julho, que autoriza mais uma contratação por ajuste directo sem revelar o nome da empresa escolhida, a despesa vai atender as “necessidades de gestão e execução dos processos da ANPG e todas as actividades de cartografia e mapeamentos das áreas petrolíferas e respectivas instalações do referido órgão”.
Ao presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, o chefe do governo angolano delegou competência, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, verificação da validade e legalidade dos actos praticados no âmbito do referido contrato, incluindo a celebração e a assinatura do mesmo.
Ao Ministério das Finanças competirá assegurar a disponibilização dos recursos financeiros necessários à execução destes contratos.