Isto É Notícia

João Lourenço autoriza abertura de linhas de crédito em moeda estrangeira no valor de 217 milhões USD

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço autorizou, via despachos presidenciais, a abertura de várias linhas de crédito, em moeda estrangeira, com três instituições bancárias, na ordem de um valor total superior a 217 milhões dólares norte-americanos.

A primeira linha de crédito em divisas será aberta pelo Banco Caixa Geral Angola (BCGA), no valor de 20.8 milhões USD, para assegurar os recursos financeiros necessários para a execução da empreita de construção da barragem e perímetro irrigado das Neves-Estiagem.

A segunda, a celebrar com o mesmo banco, no valor de 11,3 milhões USD, destina-se à construção de dez pedonais, cujos locais de edificação não são mencionados no despacho n.º 264/22, de 30 de Novembro, num valor total de 32,1 mil milhões de dólares.

Um outro contrato será firmado com a Luminar Finance, que deverá abrir uma linha de crédito no valor de 85 milhões USD, para a reabilitação e construção da Casa do Artista e do Palácio da Música e do Teatro.

A Luminar Finance Limited é um fornecedor líder mundial de soluções de financiamento para países de mercados emergentes em franco crescimento a nível mundial.

Através de contratos de abertura de crédito inovadores, a Luminar tem proporcionado o financiamento necessário que permite aos seus clientes implementar projectos de elevada importância nacional.

O banco Meshreqbank — o banco privado mais antigo dos Emirados Árabes Unidos, fundado como o Banco de Omã, em 1967 —, é também uma das entidades bancárias com a qual o governo angolano irá celebrar um contrato no valor de 100 milhões USD, para garantir o asseguramento do ciclo operacional da Reserva Estratégica Alimentar (REA).

À ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, foi atribuída a responsabilidade de celebrar todos os contratos, em representação do governo angolano, bem como de cuidar de todos os actos subsequentes às respectivas celebrações contratuais, incluindo a assinatura dos mesmos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *