Isto É Notícia

João Lourenço aprova empréstimo de mais de 240 milhões USD para materialização da primeira fase do ‘Projecto Proágua’

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço aprovou um acordo de financiamento com a instituição financeira Inglesa Hong Kong and Shangai Corporation (HSBC Bank Plc), no valor global de 205 milhões de dólares norte-americanos, para sustentar o serviço de materialização da primeira fase do ‘Projecto Proágua – Plano Luanda 2022’.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 54/23, de 22 de Março, o aludido aporte contará com a cobertura da Agência Francesa de Crédito à Exportação (BPI France) ‒ com um financiamento de 85% do valor do contrato comercial e 100% do prémio de seguro.

No mesmo documento, o titular do poder executivo aprova um montante de 34,8 milhões de dólares norte-americanos para o financiamento do down payment (pagamento inicial, em português) do contrato comercial e 100% da taxa de mitigação do risco.

Ao todo, foi autorizado um empréstimo num montante global de 246,3 milhões de dólares norte-americanos.

Para a celebração dos acordos, João Lourenço autorizou a ministra das Finanças, com a faculdade de subdelegar, a assinar os referidos acordos de financiamento e toda a documentação relacionada com os mesmos, em nome e representação da República de Angola.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados