Isto É Notícia

João Lourenço aprova despesa de 1,3 milhões USD para remodelar o sistema de aquecimento e arrefecimento de água do Palácio Presidencial

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço voltou a autorizar a celebração de mais um contrato por ajuste directo, desta vez com a empresa Soclima, para que esta remodele todo o sistema de aquecimento e arrefecimento de água do Palácio Presidencial.

O valor do contrato ronda os 1,3 milhões de dólares norte-americanos (996 milhões de kwanzas).

No Despacho Presidencial n.º 142/23, de 19 de Junho, é autorizada a despesa no valor de 996 milhões de kwanzas, acrescido de 14% do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), e delegada competência ao director do Gabinete de Obras Especiais para a aprovação das peças do procedimento, incluindo a celebração e assinatura do correspondente contrato.

A medida é justificada pela necessidade de se proceder à remodelação do sistema eléctrico e mecânico do Palácio Presidencial, a ser implementado faseadamente, tendo em vista que a primeira fase de intervenção, de acordo com o documento, consistirá na substituição dos chillers do sistema de climatização por se encontrarem na sua fase final de vida útil.

O contrato prevê ainda o fornecimento e a montagem de sistemas de produção de água gelada (chillers) e de produção de água quente (caldeiras).

Com o Ministério das Finanças fica a incumbência de inscrever o projecto no Programa de Investimentos Públicos de 2023, bem como assegurar os recursos financeiros necessários à implementação do contrato.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados