Isto É Notícia

João Lourenço aprova 961 milhões de kwanzas para subsidiar compra de 25 veículos de apoio ao Censo Geral 2024

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço voltou a autorizar, por ajuste directo, uma despesa de 961,7 milhões de kwanzas (1,6 milhões de dólares norte-americanos) para custear a compra de 25 viaturas de marca Toyota Land Cruiser Hardtop, para a supervisão da actualização cartográfica do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2024).

O Despacho Presidencial n.º 110/23, de 24 de Maio, que autoriza a despesa, justifica-a com o facto de se tratar da operação estatística mais complexa e dispendiosa que qualquer país pode realizar, por justamente permitir aos seus concidadãos um directo contacto com o sistema estatístico nacional do país.

As 25 viaturas vão servir para dar apoio aos trabalhos preparatórios para o recenseamento geral da população e habitação (RPGH-2024), permitindo a mobilidade dos agentes nas diferentes circunscrições administrativas.

Após a independência, em 1975, este é o segundo estudo a ser realizado em todo o território nacional, a seguir ao de 2014, que comprovou uma Angola habitada aproximadamente por 25 milhões de pessoas.

Ao ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto João, o Presidente da República atribuiu competências, com capacidade para subdelegar, para a aprovação das peças do referido procedimento, enquanto à ministra das Finanças competirá assegurar os meios financeiros necessários e inscrever o projecto no Programa de Investimentos Públicos (PIP).

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados