Isto É Notícia

JLo autoriza mais de 300 milhões de euros em acordos de financiamento com distintos bancos

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço aprovou, em despachos distintos, três acordos de financiamento, no valor global de 304,9 milhões de euros, para atender a projectos nas províncias de Luanda, Zaire e Huíla.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 60/23, de 5 de Abril, o primeiro empréstimo, celebrado com o sindicato bancário formado pelo Banco Atlântico Europa, Banco BAI Europa e o Banco Comercial Português, no valor de 31,8 milhões de euros, tem como destino a materialização do projecto de restauro e apetrechamento da Fortaleza de São Francisco do Penado, situada em Luanda.

O segundo despacho autoriza o acordo de financiamento, no valor de 123,2 milhões de euros, com o Banco Caixa Geral de Depósitos, para a execução do projecto para a conclusão e reparação da auto-estrada Nzeto-Soyo.

Já o terceiro acordo de financiamento autorizado pelo Presidente da República, no valor de 149,8 milhões de euros, destina-se a dar suporte à execução do projecto de construção da Circular do Lubango.

Os montantes inerentes aos três financiamentos, avançam os despachos presidenciais, incluem o pagamento de 100% do valor da comissão de garantia ao Banco Português do Fomento e 85% correspondente ao valor do contrato comercial.

Para os três acordos, João Lourenço autoriza a ministra das Finanças, com a faculdade de subdelegar, a assinar os referidos acordos de financiamento e toda a documentação relacionada com os mesmos, em nome e representação da República de Angola.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados