Isto É Notícia

Israel. IDF tinham “sinais suficientes” para impedir ataques de 7 de Outubro

Partilhar conteúdo

O Departamento de Informação Militar das Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) revelou, esta terça-feira, que o exército israelita tinha “sinais suficientes” sobre a ocorrência de um possível ataque do Hamas, no dia 7 de Outubro, e deviam ter tomado medidas preventivas.

Estes são os resultados preliminares da investigação, que foram apresentados na segunda-feira ao chefe do Estado-Maior, Herzi Halevi, de acordo com uma notícia avançada pelo canal israelita Channel 12.

Ao que tudo indica, existiam indícios suficientes “para ligar os pontos” e “acender as luzes de alerta”, mas nada foi feito.

A investigação procura agora aferir responsabilidades e corrigir os erros dentro do exército israelita que permitiram este ataque que espoletou uma guerra armada na Faixa de Gaza.

De recordar que o ataque de 7 de Outubro do Hamas, no sul de Israel, provocou cerca de 1.200 mortos, a maioria civis, e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas, que responderam com uma ofensiva militar em Gaza que o Hamas afirma que já provocou pelo menos 37.925 mortes no enclave.

 

NOTÍCIAS AO MINUTO

Artigos Relacionados