Isto É Notícia

Instrutor do SME atinge mortalmente recruta durante os treinos. ONG pedem a cabeça da directora e exigem responsabilização criminal

Partilhar conteúdo

Uma jovem recruta de 30 anos de idade foi atingida mortalmente, na última sexta-feira, 26, por um disparo acidental efectuado por um dos instrutores, durante uma sessão de formação na Escola Nacional do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), localizada no km 32, no município de Viana, em Luanda.

De acordo com a directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SME, Domingas Zeferino Mendonça, o acidente táctico aconteceu durante uma actividade de instrução policial, tendo sido aberto um inquérito para apurar as circunstâncias da morte.

Diante da ocorrência, disse, a equipa médica em serviço prestou assistência, mas, devido à gravidade do ferimento, a recruta não resistiu e acabou por morrer, mesmo depois de ter sido transportada para o Hospital do Kapalanga, em Viana, para receber assistência especializada.

Entretanto, algumas ONG, que lutam pelos direitos humanos, exigem a demissão da directora da Escola Nacional de Migração (ENAMI).

Os activistas referem-na como sendo uma jovem incapaz, recém-reenquadrada e regressada do Brasil e que “não demonstra quaisquer noções de gestão de uma estrutura de preparação de quadros para o SME”.

Nos reparos feitos, alude-se que no incidente que tirou a vida da jovem recruta houve erros graves, uma vez que não se deve utilizar balas reais ou munições durante a instrução, apenas balas de salva.

Pelo sucedido, as ONG defendem responsabilização civil e criminal da cadeia de comando desta Escola Nacional de Migração, afecta ao Ministério do Interior, para evitar que mais negligências se repitam.

Proveniente do Huambo, Glória Fernandes, de 30 anos, perdeu a vida quando um instrutor disparou contra o chão, e a bala, ao fazer ricochete, atingiu-a no abdómen, de acordo com o testemunho de uma fonte não identificada que disse ter estado ao lado da vítima, quando o instrutor realizou o disparo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados