Isto é Notícia

????????????????????????????????????

Instituto Nacional de Segurança Social retomou prova de vida de pensionistas em todo o país

Partilhar conteúdo

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) retomou, nesta segunda-feira, 9, o processo de realização da prova de vida, suspensa a 29 de Dezembro de 2021, como forma de se evitar a propagação do vírus da Covid-19.

O calendário do INSS estabelece que para este mês estão aptos para realizarem a prova os pensionistas que fazem anos no mês de Maio, tal como estabelecido no novo calendário do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

Para os titulares de pensão de sobrevivência, a prova de vida deverá ser feita no mês de aniversário do trabalhador ou do pensionista falecido que gerou o direito à pensão.

Conforme o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe, que falava na semana passada, à margem do 5.º Briefing com os jornalistas, doravante é possível a realização da prova de vida de forma digital, bastando apenas baixar o aplicativo Mais INSS, através do Google Play ou da App Store.

O novo método tem como objectivo evitar as enchentes nos balcões do INSS, e facilitar os pensionistas que se encontram fora de Angola.

O INSS informou ainda que a não realização da prova de vida ocasionará a suspensão pensão.

De Janeiro a Maio deste ano foram inscritos no Instituto Nacional de Segurança Social 168.232 segurados.

A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado anualmente por todos os segurados do Instituto Nacional de Segurança Social, para comprovar que está vivo, e tem como propósito evitar as eventuais fraudes.

Isto É Notícia

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *