Isto é Notícia

INSS denuncia existência de burlões que se fazem passar por funcionários seus na tentativa de enganarem pensionistas

Partilhar conteúdo

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) denunciou, no passado domingo, 15, através de uma nota de imprensa, a existência de cidadãos que se fazem passar por seus funcionários ligando para os pensionistas a pretexto de realizarem uma suposta actualização de dados para a prova de vida.

No comunicado, a direcção do INSS esclarece que a realização da prova de vida é habitualmente feita de forma presencial, nas suas agências, sendo que a prova de vida digital é feita somente via aplicativo “Mais  INSS”, que pode ser descarregado através da App Play Store e nunca pelo telefone ou WhatsApp.

A instituição referiu igualmente que, para a realização da prova de vida, não é solicitado a partilha dos dados bancários em nenhuma das suas etapas, e advertiu que o processo de pedido de actualização dos dados bancários e de contactos dos pensionistas é feito de forma presencial nas suas agências.

Alertou, por outro lado, que não está a efectuar ligações telefónicas a solicitar dados aos pensionistas, uma vez que, para este efeito, os atendimentos têm sido presenciais, tendo apelado aos reformados a não fornecerem dados pessoais nem bancários, caso sejam contactados e solicitados.

Caso aconteça, o INSS recomendou um contacto imediato aos serviços da instituição ou a apresentação de uma denúncia aos órgãos de segurança.

O INSS conta actualmente com aproximadamente 95 mil pensionistas, o que representa 70% do número global de pensionistas que o mesmo controla.

Prevê-se para este mês a realização de prova de vida com mais de 10 mil pensionistas ou beneficiários nascidos em Maio.

*Texto Áurio Jorge

Isto É Notícia

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *