Isto É Notícia

Iniciou a 1.ª fase do Recenseamento Geral da População e Habitação 2024. INE já actualiza a cartografia do país

Partilhar conteúdo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou que está em curso, até finais de 2023, a actualização da cartografia do país, para a definição e redefinição dos limites dos bairros do país para o Censo 2024.

O Recenseamento Geral da População e Habitação – Censo 2024 compreenderá três fases, estando a primeira já em curso, com a actualização cartográfica, contando com cartógrafos, informáticos e motoristas em todo o território nacional.

Segundo o INE, em comunicado divulgado nesta terça-feira, 10, nesta fase prevê-se dividir o país em cerca de 92 mil secções, para efeitos de entrevistas aos agregados familiares.

A entidade responsável para a produção e difusão de estatísticas oficiais no país refere também que, para o ano de 2024 — a segunda etapa do recenseamento piloto —, dar-se-á início à recolha de informações de modo digital, pela primeira vez, junto dos agregados familiares.

A terceira e última etapa do Censo 2024 abrangerá a recolha completa, compilação, análise e publicação de dados demográficos e socioeconómicos e de todas as habitações e dos seus ocupantes, no território angolano.

O Presidente da República, João Lourenço, criou recentemente, por despacho, uma Comissão Multi-sectorial para o Censo 2024, coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.

O INE, órgão que conduz o segundo Recenseamento Geral da População e Habitação, após o primeiro realizado em 2014, estimou recentemente que o número de habitante no país atingirá os 35,1 milhões em 2024.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *