Isto É Notícia

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro.

INE confirma ligeira subida nos preços em Março, mas inflação homóloga cai 16,19 pontos percentuais

Partilhar conteúdo

A taxa de inflação no país voltou a cair em Março deste ano, desta vez, 16,19 pontos percentuais face ao período homólogo, fixando-se em 10,81%, sendo o valor mais baixo dos últimos três anos.

A informação consta da Folha de Informação Rápida (FIR) referente ao Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) do mês de Março, divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação homóloga registou, em Março de 2023, um decréscimo de 16,19 pontos percentuais (p.p) em relação ao igual período (Março 2022), verificando-se uma desaceleração de 0,73 pontos percentuais, quando comparado com o mês anterior.

Por outro lado, comparando as variações mensais, os dados do IPCN indicam que houve uma aceleração na ordem de 0,04 pontos percentuais, ao passo que, em termos homólogos, a desaceleração é de 0,66 p.p. Porém, de Fevereiro a Março, verificou-se uma variação mensal de 0,90%.

De acordo com o INE, das 12 classes de consumo estudadas, quatro apresentam taxas de variação do Índice de Preços no Consumidor Nacional superiores à unidade.

A classe ‘Saúde’ foi a que registou o maior aumento de preços face ao mês anterior, com uma variação de 1,86%, seguida da ‘Vestuário e calçado’, com 1,64%; ‘Bens e serviços diversos’, com 1,35%, e a dos ‘Hotéis, cafés e restaurantes’, com 1,20%.

No período em balanço, as províncias que registaram maior variação nos preços foram: Namibe, com 1,08%; Cunene, com 1,05%; e Zaire, com 1,02%. Em sentido contrário, isto é, as menores variações foram registadas nas províncias do Kuando Kubango, com 0,66%; Cabinda, com 0,68%; e Benguela, com 0,70%.

No caso da província de Luanda, a maior praça económica do país, no mês de Março os preços aumentaram 0,03 pontos percentuais, porém, em termos homólogos, registou-se uma desaceleração da taxa na variação actual de 0,68 p.p.

O Índice de Preços no Consumidor Nacional é um instrumento usado pelo Instituto Nacional de Estatística para avaliar a variação do nível dos preços de bens e serviços no país.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados