INAMET prevê para este cacimbo frio de rachar em quase toda a extensão do território nacional
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) advertiu, nesta segunda-feira, 15, que o começo do tempo seco em todo o país, conhecido popularmente como Cacimbo, vai registar, na maioria das províncias, um “frio de rachar”.
De acordo com o director do INAMET, João Afonso, a mudança climática será de forma gradual ou lenta nos primeiros dias, principalmente nas províncias localizadas na parte norte do país.
Nos primeiros dias, adiantou o responsável, as mudanças não vão ser sentidas com as características próprias do Cacimbo, em particular nas províncias localizadas no norte de Angola.
No entanto, o INAMET informa que nos meses de Junho, Julho e Agosto se prevê temperaturas mínimas mais baixas, inferiores a 8ºc e deve fazer mais frio em províncias localizadas no sul do país, como Huambo, Huíla, Bié, Moxico, Cunene e Kuando Kubango.
Nas restantes províncias, a temperatura mínima mais baixa deverá variar entre os 10ºC e os 15ºC.
João Afonso explicou que as províncias, que vão registar menos frio, são as de Luanda, Bengo, Zaire e Cabinda, com valores de temperaturas mais baixas, compreendidas entre os 16ºC e os 20ºC.
“Com a mudança de clima, o INAMET alerta aos cidadãos, quanto as prevenções contra as doenças oportunistas, próprias desta época” frisou o Director da instituição.