Isto É Notícia

INAMET prevê ocorrência de instabilidade atmosférica em todo o país entre os meses de Setembro e Novembro deste ano

Partilhar conteúdo

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê que, entre os meses de Setembro e Novembro deste ano, ocorra alguma instabilidade atmosférica no território angolano, como consequência de altas temperaturas e humidade relativa do ar.

A maior parte do país, de acordo com um comunicado daquele organismo, vai experimentar temperaturas do ar e humidade relativa ligeiramente alta e, em consequência disso, chuvas próximas da média climatológica devem ocorrer, devido à influência do fenómeno “Dipolo Positivo do Oceano Índico”, que resulta do aquecimento das águas superficiais de grandes áreas do Oceano Índico.

“Com a situação de altas temperaturas e humidade relativa do ar, característico da época do ano, estarão reunidas as condições para ocorrência de instabilidade atmosférica na generalidade do território angolano nos meses de Setembro a Novembro”, lê-se no comunicado de imprensa.

A época chuvosa de 2024/2025 vai ficar marcada igualmente por situações que vão estar relacionadas com as condições do fenómeno ‘Lã Niña’, derivado do arrefecimento anormal das águas do Oceano Pacífico.

“Como factor climático de impacto global, o fenómeno La Niña está relacionado com a ocorrência de chuvas irregulares nas regiões centro e sul do país, entre os meses de Setembro e Outubro, e chuvas regulares na região norte do país, principalmente, entre os meses de Novembro e Dezembro”, refere o documento.

Durante o trimestre que vai de Setembro a Novembro, vão ocorrer chuvas na região litoral do país, devido ao ligeiro aquecimento do Oceano Atlântico, sobretudo por conta da alta disponibilidade de humidade que vai proporcionar ocorrência de evaporação.

O INAMET prometeu disponibilizar, até 30 de Setembro, a actualização da previsão sazonal para o trimestre de Outubro-Novembro-Dezembro de 2024.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados