IGAPE oficializa transferência da fábrica de montagem de carros do CIF para o Grupo Opaia
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) celebrou, nesta terça-feira, 27, o contrato de alienação dos activos da fábrica de montagem de automóveis, antes pertencente à China International fund Limited (CIF), com a empresa OPAIA, S.A., concorrente vencedor do concurso limitado por prévia qualificação, no âmbito do Programa de Privatizações (Propriv).
O IGAPE colocou à venda pública, nos dias 24, 28 e 29 de Abril deste ano, as unidades fabris de montagem de automóveis, de cimento, de cerveja, bem como um centro logístico, afectos ao grupo empresarial China International fund Limited (CIF), anteriormente pertencentes aos generais Leopoldino do Nascimento e Manuel Hélder Vieira Dias ‘Kopelipa’, ambos constituídos arguidos e respondendo processo judicial junto do Tribunal Supremo (TS).
Para a fábrica de montagem de automóveis, segundo o IGAPE, o relatório da comissão do concurso para qualificação de concorrentes indicara um único concorrente, a Opaia S.A., para o lance da proposta na plataforma electrónica, isto no dia 29 de Abril.
Conforme estabelecido, o leilão decorreu entre as 00h00 e as 13h59 do mesmo dia, tendo o maior lance atingido o valor de 10,3 mil milhões de kwanzas, com a empresa OPAIA S.A., como primeira classificada.
De acordo com um comunicado, o referido contrato de concessão foi assinado pelos representantes do Conselho de Administração do IGAPE e do Grupo OPAIA, numa cerimónia que assinalou o encerramento do processo, iniciado a 27 de Janeiro do ano em curso.
“Com esta adjudicação, o IGAPE dá mais um passo firme na reactivação e dinamização do sector industrial, promovendo o investimento privado, a criação de emprego e o aumento da produção nacional”, lê-se no documento.
O Grupo Opaia, S.A., é uma sociedade gestora de participações de direito angolano, com sede em Luanda, vocacionado para a execução de projectos e serviços de construção civil, tecnologia de energia solar, sistemas de água potável, hotelaria e turismo, agricultura, finanças e etc. Foi fundada pelo empresário angolano Agostinho Kapaia, em 2002.
A partir do ano 2012, começou a ser representada numa escala nacional com o plano de cobrir todas as províncias com os seus serviços.