IGAPE confirma entrega do Kero ao grupo eritreu Anseba

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) anunciou, nesta quarta-feira, 1, que o grupo eritreu Anseba é “oficialmente vencedor” do concurso público para a cessão do direito de exploração e gestão da rede de hipers e supermercados Kero, com 12 lojas espalhadas em quatro províncias do país.

De acordo com o IGAPE, a Anseba venceu o concurso com uma pontuação total de 66,2 pontos, divididos pelas componentes corporativa (8,9 pontos); financeira (34,6 pontos); e técnica (22,6 pontos).

No documento, a Comissão de Avaliação do concurso nega a existência da fusão Alimenta Angola/Carrefour, esclarecendo que “em nenhuma das fases do procedimento, os concorrentes apresentaram provas documentais da existência de uma eventual associação com marcas internacionais, para participar especificamente do presente concurso internacional”.

Segundo a Comissão de Avaliação, durante a fase de apresentação de propostas, apenas três empresas faziam parte da lista, nomeadamente: o Alimenta Angola, a Anseba e o grupo Camarufi – Comércio Geral e Indústria, Limitada.

Em resultado da análise das propostas, baseando-se em factores de ponderação, a Comissão de Avaliação deliberou, por unanimidade, a aprovação e a qualificação para a fase de negociação os concorrentes Anseba e Alimenta Angola, tendo sido excluído da concorrência o Grupo Camarufi, numa altura em que os dados do resultado preliminar da avaliação indicavam uma vantagem da Anseba face ao opositor Alimenta Angola.

Autorizado pelo Despacho Presidencial n.º 89/21, de 11 de Junho, o concurso público para a cessão do Direito de Exploração e Gestão da Rede de hipers e supermercados Kero foi lançado a 15 de Julho do corrente ano, incluindo 12 lojas, das quais oito localizadas na província de Luanda, duas em Benguela e outras duas nas províncias da Huíla e Huambo.

Avatar

Isto É Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.