Isto É Notícia

Hélder Mendes realiza concerto intimista no Miami Beach a 10 deste mês

Partilhar conteúdo

O cantor e compositor angolano Hélder Mendes realiza, no dia 10 deste mês, pelas 21h00 — a convite da Kafucolo 5 e em parceria com a Arte Viva-Edições e Eventos Culturais —, um concerto intimista, no restaurante Miami Beach, na Ilha de Luanda, o qual promete “muitas e boas surpresas”.

Conhecido como o ícone do afrobeat angolano, Hélder Mendes é um artista que tem a particularidade de cantar e dar valor às línguas nacionais e misturar vários ritmos, com enfase para o Kilapanga, soul, ritmos congoleses e funk, como aliás os provou nos temas ‘Matsanga Mami’, ‘Dikumbi’, ‘Phala Kusanguluka’, ‘Longeso’, ‘Maliji’, ‘Kimboliami’, ‘Mandume’.

O artista, que também revisita Teta Lando, em ‘Kimbemba’ e ‘Negra de Carapinha Dura’, assume a missão de contribuir para a valorização, preservação e maior divulgação das línguas nacionais, reinventando a teatralização do seu espaço de exibição e valorizando o simbolismo da africanidade e a rítmica nacional.

Nascido em Ndalatando, na província do Kwanza-Norte, Hélder Mendes é descendente de uma família de músicos: o seu avô materno foi compositor e cantor na Igreja Metodista e as tias pertenciam ao grupo coral da mesma.

Hélder Mendes notabilizou-se com a adaptação do tema de roda infantil ‘Hanjikita’. No Reino de Espanha, em Sevilha, gravou o seu primeiro disco ‘África Okwaba’.

Em 2010, Hélder Mendes voltou à Espanha para gravar o seu segundo álbum de originais: ‘Vumbi’. Em ‘Elefante Branco’, o terceiro trabalho discográfico, o artista traz um afropop made in Angola, reinterpretando o tema ‘Muxima’ no estilo rock.

O artista reconhece na sua obra as influências nacionais de Waldemar Bastos e Filipe Mukenga e dos africanos Youssou Ndour, Angelique Kidjo, Salif Keita e Baaba Maal.

Os ingressos estão a ser comercializados no local de concerto.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados