Isto É Notícia

Gurpo Parlamentar da UNITA diz que “as políticas que o governo ensaia evidenciam-se cada vez mais desastrosas”

Partilhar conteúdo

O Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) considerou como “desastrosas” as políticas levadas a cabo até aqui pelo governo do MPLA e acusou o titular do Poder Executivo de ter perdido a luta pelo controlo da inflação no país.

As declarações foram feitas durante a conferência de imprensa, que serviu para o GPU apresentar o seu ponto de vista sobre as causas da crise de governação e denunciar uma alegada estratégia de distracção da opinião pública por parte do MPLA.

“As políticas que o governo ensaia evidenciam-se cada vez mais desastrosas. O titular do Poder Executivo perdeu a luta pelo controlo da inflação. As taxas de juro estão artificialmente altas em relação à inflação, há forte instabilidade no mercado cambial, a dívida pública já atingiu os níveis de insustentabilidade, a produção nacional continua a cair, enquanto os oportunistas arquitectam novos esquemas para continuarem a roubar!”, acusou o GPU.

No encontro com a imprensa, que serviu também para “explicar e justificar o voto favorável da UNITA ao projecto de resolução que actualizou os subsídios de instalação e de fim de mandato dos deputados à Assembleia Nacional”, os deputados do maior partido na oposição acusaram o Estado de ter falhado na sua missão, “tendo-se tornado no principal agente corruptor da sociedade e, não se consegue libertar da prisão da corrupção”.

“A verdadeira causa da desgraça dos angolanos é a má gestão da coisa pública, a corrupção, o roubo do dinheiro público, a fuga do capital para o exterior que passa pelo sistema financeiro, o branqueamento de capitais, a falta de instituições fortes e, obviamente, a partidarização das instituições do Estado”, referiu o líder da bancada parlamentar da UNITA.

Para os deputados do maior partido na oposição, a causa da crise em Angola não é falta de dinheiro, já que o dinheiro como tal nunca faltou. “Angola está em crise, porque, no essencial, o regime faltou ao compromisso feito com os angolanos: corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”, sustentaram.

Uma segunda causa sublinhada pelos parlamentares da UNITA, para a existência desta crise, tem que ver com a corrupção, com uma alegada impunidade, associada à falta de uma visão estratégica, foco, capacidade de priorizar, sensibilidade humana e comprometimento com a dignidade, prosperidade e felicidade.

O Grupo Parlamentar da UNITA entende que Angola precisa de conquistar o futuro de dignidade, prosperidade e felicidade com democracia, boa governação, investimento massivo e estratégico na Educação, Ensino, Ciência e Tecnologia, Estado de Direito com Instituições inclusivas e efectivas, fortes e imunes aos interesses de grupos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados