Isto É Notícia

Grupo Nguami Maka estreia projecto ‘Fragmentos’ no Festival Jazztopad na Polónia

Partilhar conteúdo

O grupo de música tradicional Nguami Maka estreia, neste mês de Novembro, o projecto ‘Fragmentos’, uma performance inacabada que espelha a identidade e ritmos angolanos, no aclamado Festival Jazztopad. O evento decorre de 18 a 27 de Novembro, em Wroclaw, na Polónia.

O festival, organizado pelo Fórum Nacional da Música da cidade de Wroclaw e dirigido pelo ministro da Cultura e Património Nacional da Polónia, visa apoiar concertos de estreia, projectos e composições criados especialmente para o festival pelos maiores artistas da improvisação contemporânea.

Com o objectivo de resgatar valores culturais e artísticos, o projecto ‘Fragmentos’ é uma obra que procura pela “identidade partida e desagregada”, uma busca que é materializada pelos Nguami Maka na exploração da fusão de cinco estilos musicais primordiais de Angola, tais como kilapanga, kazukuta, semba, kabetula e xinguilamento.

“É na improvisação que procuramos agregar os fragmentos da nossa essência”, explicou um dos membros do grupo Nguami Maka.

O grupo, que privilegia as línguas nacionais como o kimbundu em suas obras, fará a antestreia do concerto no próximo dia 9 de Novembro, no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda.

Nguami Maka é um quinteto de percussão que explora insaciavelmente os ritmos ancestrais do território de Angola. Eliseu (dikanza), Mulumba (pwita, lata, hungu, dikanza), Nando (ngoma solo), Pascoal (mukindu) e Roma (ngoma base) são mestres da voz e dos instrumentos do grupo.

O Nguami Maka teve o seu primeiro memorável show no dia 20 de Novembro de 2002, na esplanada do Cine Miramar, referente ao aniversário do Banco Angolano de Investimentos (BAI).

O grupo está a comemorar 20 anos de existência, tendo produzido neste percurso a obra discográfica intitulado ‘Ngongo’, gravada em Luanda, editada e masterizada no Brasil, com participações de vários artistas.

Nguami Maka já pisou vários palcos nacionais e internacionais, desde Angola, Alemanha, China, Macau, Hong Kong, Coreia do Sul, entre outros.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados