Isto É Notícia

Grupo Mitrelli e Hydro-Link assinam acordo para levar energia angolana para RDC em negócio de 1,5 mil milhão USD

Partilhar conteúdo

As energéticas Mitrelli e Hydro-Link assinaram, nesta segunda-feira, 23, um acordo para construir uma linha eléctrica que vai transportar 1 200 megawatts (MW) de energia de Angola até à República Democrática do Congo (RDC), num negócio de 1,5 mil milhão de dólares norte-americanos (1,3 bilião de kwanzas, no câmbio actual).

O acordo entre a empresa de origem israelita Mitrelli e a norte-americana Hydro-Link foi assinado no âmbito da 17.ª Cimeira de Negócios EUA-África, que decorre desde o último domingo até quarta-feira, 25, em Luanda.

Segundo um comunicado do Grupo Mitrelli, o acordo inclui também a criação de Zonas Económicas Especiais (ZEEs) próximas do traçado da linha e ligadas ao Corredor Ferroviário do Lobito, “promovendo a industrialização e a dinamização económica local”.

“Este projecto assume uma importância estratégica, não apenas por fortalecer as relações energéticas entre Angola e República Democrática do Congo (RDC), mas também por desempenhar um papel determinante na criação de empregos locais, no desenvolvimento de plataformas industriais e na disponibilização de energia fiável para apoiar o crescimento económico e inclusivo da região”, assegura o Grupo Mitrelli.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, este acordo entre as duas empresas tem o valor de 1,5 mil milhão de dólares norte-americanos (1,3 biliões de kwanzas, na cotação actual), e vai ser também formalizado em breve pelo governo angolano.

Citado no comunicado, o presidente do Grupo Mitrelli, Haim Taib, apontou a parceria como “uma aposta estratégica para impulsionar a economia regional” e um “compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável em África”, referindo que o acesso à energia “cria oportunidades reais para as comunidades e promove o desenvolvimento local”.

Por seu turno, o CEO da Hydro-link, Paul Hinks, assinalou que a indústria mineira da RDC “está limitada por um fornecimento de energia pouco fiável” e que a parceria visa “assegurar o acesso à energia limpa e acessível”.

O Grupo Mitrelli está há três décadas em Angola, com presença em vários sectores, incluindo infra-estruturas, saúde, energia e educação, financiando e executando projectos de larga escala.

A empresa Hydro-Link é uma empresa americana especializada em energia e infra-estruturas sustentáveis.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados