GPL imortaliza nome de Luther Rescova integrando-o na toponímia da capital

O Governo Provincial de Luanda (GPL) inaugurou, nesta segunda-feira, 16, a Avenida Luther Rescova, no município de Talatona, em Luanda, em memória do antigo titular da pasta da capital e ex-governador da província do Uíge, que faleceu no dia 9 de Outubro de 2020, na Clínica Girassol, vítima de doença.

A nova Avenida situa-se na via que liga o Largo da Juventude ‘Rotunda da Fubú’, com a estrada Talatona-Camama-Viana, atravessando os municípios do Kilamba Kiaxi, à esquerda de Talatona e de Viana, respectivamente.

A governadora da província de Luanda, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, justificou a designação do topónimo “em virtude da relevância político-cultural de tão digno cidadão de Angola, e com o fim de tornar memoráveis os seus feitos”.

Sérgio Luther Rescova Joaquim nasceu a 16 de Maio de 1980, no município da Damba, na província do Uíge. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Angola, tendo posteriormente concluído o mestrado em Ciências Jurídico-Políticas.

Enquanto militante do MPLA ocupou vários cargos, como o de deputado à Assembleia Nacional, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos; secretário nacional da JMPLA, membro do Bureau Político e do Comité Central, membro do Conselho da República e governador da província de Luanda, entre Janeiro de 2019 e Maio de 2020.

Aos 2 de Junho de 2020, Sério Luther Rescova deixou a província de Luanda e embarcou para a sua terra natal, local onde até à data da sua morte ocupava o cargo de governador da provincial.

Fizeram-se presentes no acto de homenagem póstuma ao antigo governador familiares e amigos, o secretário de Estado da Juventude, o secretário de Estado da Comunicação Social, o primeiro secretário nacional da Juventude do JMPLA, os vice-governadores de Luanda e os administradores municipais de Talatona, Kilamba-Kiaxi e Viana.

Gabriela Vaia

Gabriela Vaia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.