Isto É Notícia

Governo contrai mais 35 milhões USD de dívida com o Caixa Angola para cobrir o ‘down payment’ de linhas de crédito internacionais

Partilhar conteúdo

Após ter aprovado recentemente pouco mais de 32,1 mil milhões de dólares em dívida com o Banco Caixa Geral Angola (BCGA), o Presidente da República autorizou a abertura de mais um crédito, no valor de 35 milhões USD com o mesmo banco.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 268/22, de 2 de Dezembro, o montante destina-se ao asseguramento dos recursos financeiros necessários para atender às necessidades de tesouraria destinadas à cobertura do pagamento inicial (down payment) na contratação de linhas de crédito internacionais.

No referido despacho refere-se que “o Banco Caixa Geral Angola S.A. BCGA se propôs a conceder ao Estado angolano um empréstimo para financiar as necessidades de tesouraria do Ministério das Finanças, podendo ser utilizado para a cobertura de down payments na contratação de linhas de crédito internacionais”.

À ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, caberá a missão de tratar de todo o procedimento contratual, em representação do governo angolano.

Se levados em conta os 32,1 milhões de dólares contraídos nas operações anteriores, o montante de dívida com o BCGA já ronda os 67,1 milhões de dólares norte-americanos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados