Isto É Notícia

Gasóleo passa a custar 200 kz o litro já a partir da meia-noite desta terça-feira. Gasolina, petróleo iluminante e gás mantêm-se inalterados por agora

Partilhar conteúdo

O Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), órgão competente em matéria de regulação de preços dos combustíveis no país, anunciou, nesta segunda-feira, 22, o aumento do preço do litro de gasóleo, que deixa de custar os 135 actuais e passa, já a partir da meia-noite desta terça-feira, 23, a ser comercializado a 200 kwanzas.

“O Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP) — enquanto entidade reguladora com competência para divulgar os preços a serem praticados, nos termos do número 3 do Decreto Executivo Conjunto n.° 81/23, de 1 de Junho —, [comunica que] o preço de venda ao público do gasóleo (PVP) passa a ser de 200 kz/litro, a partir das 00h00 do dia 23 de Abril de 2024”, lê-se no documento.

O executivo angolano deliberou o ajuste gradual, até ao ano de 2025, dos preços de venda ao público dos produtos derivados do petróleo, deixando de fora, pelo menos por agora, os demais produtos em regime de preços fixados, nomeadamente a gasolina, o petróleo iluminante e o gás de petróleo liquefeito, cujo valor se mantém inalterado.

A medida, refere o comunicado, enquadra-se no âmbito do processo de ajustamento gradual dos preços dos produtos derivados do petróleo para os níveis do mercado, aprovado pelo Decreto Presidencial n.° 283/20, de 27 de Outubro.

Até 2025, o executivo angolano pretende que o litro de gasóleo passe a custar 607,55 kz, registando aumento na ordem dos 350%, ao passo que a gasolina deverá custar 559,09 kz o litro, contra os 300 kz actuais, sofrendo um um acréscimo de 86,36%, tal como havia avançado a revista O Telegrama, citando o plano de ‘Realocação dos Subsídios aos Combustíveis’ do governo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados