Isto é Notícia

Galerias Movart e This Is Not A White Cube marcarão presença na Feira Internacional de Arte Contemporânea – ARCO Lisboa

Partilhar conteúdo

As galerias de arte Movart e This Is Not A White Cube constam na lista das 61 galerias seleccionadas para participar na 5.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea-ARCO Lisboa, que vai decorrer de 19 a 22 de Maio.

O eixo principal da feira será composto por galerias nacionais e internacionais, cujas propostas artísticas irão manter a aposta na qualidade dos conteúdos.

A ARCO Lisboa contará com a participação de 61 galerias seleccionadas pelo comité organizador, que apresentarão, no contexto do seu programa, artistas que possam estabelecer um diálogo aberto e construtivo com o espaço criativo português.

Além disso, a ARCO Lisboa potenciará as suas duas principais secções organizadas: ‘África em Foco’, com a participação de galerias provenientes do continente africano, e a ‘Opening Lisboa’, centrada em galerias jovens, tendo por objectivo proporcionar à feira novos conteúdos e investigações.

O programa ‘África em Foco’, concentra a sua atenção na investigação da arte contemporânea do continente africano, será constituído por oito galerias seleccionadas pela curadora Paula Nascimento, vindas de  Angola (Movart e This is Not a White Cube), Uganda (Afriart Gallery), Moçambique (Arte De Gema), África do Sul (Everard Read e Smac Gallery, assim como de França (Gallery 193), com stands individuais intercalados ao longo da feira.

O programa geral é composto por 42 galerias, a secção ‘Opening Lisboa’, com 11 galerias, e oito na secção África em foco.

A galeria Movart surgiu em 2015, com o propósito de promover exposições experimentais e itinerantes, na cidade de Luanda e fora desta. Em 2017, instalou-se num espaço permanente na Marginal de Luanda. Além do programa de exposições, residências e feiras de arte, a Movart presta serviços de consultoria a colecções privadas e corporativas, desenvolve e produz projectos culturais para organizações públicas e privadas.

This Is Not A White Cube é uma galeria internacional de arte contemporânea com espaços expositivos em Luanda e Lisboa, representando e colaborando com artistas internacionais estabelecidos e emergentes, o programa da galeria concentra-se em narrativas e discussões relevantes e poderosas associadas ao continente africano e a diáspora.

A ARCO Lisboa foi lançada em 2016 pela Feira Internacional de Madrid (IFEMA), uma feira focada na arte contemporânea internacional. A feira realiza-se na capital portuguesa anualmente em Maio.

A ARCO Lisboa apresenta três secções, das quais a secção principal exibe arte portuguesa e obras de arte internacionais que se conectam a Portugal. Outro ARCO acontece também anualmente em Espanha, denominado ARCO Madrid, todo o final de Fevereiro.

Irinea Lukombo

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *