Gala dos ‘Globos de Ouro Angola’ vai distinguir pela primeira vez artistas ligados ao cinema angolano

A 3.ª edição dos ‘Globos de Ouro Angola’, cuja gala de premiação decorre no próximo dia 29 de Maio, no Salão Xandy Eventos, às 21h00, com transmissão televisiva nacional e live streaming (transmissão contínua feita em tempo real via internet), contará com o cinema como nova categoria.

O evento — que excepcionalmente irá atribuir prémios aos projectos e profissionais que mais se tenham destacado nos anos de 2020 e 2021, no país e pelo mundo em diversas categorias — vai contemplar as subcategorias associadas ao cinema, como Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Filme e Realizador do ano.

Na subcategoria de Melhor Actor concorrem ao prémio Paulo Américo (pelo filme Santana), Carlos Aldaír (O legado), Raúl Rosário (Santana), José Kiteculo (Ar Condicionado); ao passo que, para a subcategoria de Melhor Actriz estão incadas Neide Van-Dúnem (Santana), Filomena Manuel (Ar condicionado), Isalina Gonçalvez (A testemunha) e Evanildy Ferreira (Mkwana Nkerto).

Na categoria de Melhor Realizador do ano disputam os cineastas Fradique (Ar condicionado), Santanha Cinéfilo (Mwana Nketo), Carlos Aldaír e Kakulo (O legado) e Maradona Dias dos Santos (Santana); ao passo que para Melhor Filme do Ano se destaca ‘Mwana Nketo’, ‘Santana’, ‘O legado’ e ‘Ar condicionado’.

São no total mais de 100 nomeados, 29 categorias, dos quais sairão 29 vencedores. A lista é constituída por figuras que deram o melhor de si nas áreas de teatro, desporto, televisão, rádio, moda, música, literatura, entre outras.

Os prémios ‘Globos de Ouro Angola’ são uma gala de premiação que prestigia o trabalho de profissionais e artistas de diversas áreas, destacando a cada edição as pessoas que mais brilham e que mais alto elevam a sua arte e ofício, destacando-se dos demais, através de exímias performances e desempenhos extraordinários, marcantes e inspiradores.

Estes troféus, atribuídos anualmente, é uma iniciativa sob a égide dos empreendedores Karina Barbosa, Sarchel Necésio e Kayaya Júnior, que contam também com a parceria da Academia Globos de Ouro Angola, cujos integrantes são um grupo de personalidades e profissionais convidados, especializados e reconhecidos nas áreas a premiar. Estas figuras fazem parte do evento na qualidade de membros consultores de nomeação e júris.

Irinea Lukombo

Irinea Lukombo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.