Isto é Notícia

Gabriel Tchiema é a atracção do mês de Maio do concerto intimista ‘Jazz In’

Partilhar conteúdo

O músico angolano Gabriel Tchiema é a figura de cartaz do mês de Maio do projecto cultural ‘Jazz In’, uma iniciativa de periodicidade mensal, de acção e interacção sociocultural, que tem como objectivo a promoção e afirmação de vários estilos musicais. Tchiema canta num concerto intimista no próximo dia 6 de Maio, no Hotel Diamante.

Considerado por muitos como uma das mais importantes, senão mesmo a mais importantes das vozes contemporâneas da música do leste, Gabriel Tchiema canta em tchokwe e, além de celebrar de forma sublime a poética da angolanidade, é também um artista cuja obra tem-se tem destacado pela capacidade de modernizar sem desvirtuá-la das suas raízes mais profundas.

Com uma obra eminentemente de feição identitária, Gabriel Tchiema levará ao palco do Jazz In um repertório de ritmos do leste de Angola, como a txianda, o makopo, jazz, entre outros estilos afro.

Gabriel Tchiema é músico e compositor angolano com várias influências na sua música desde o afro soul e afro funky, música africana com alma e a música angolana de raiz. O artista conta com três álbuns editados: ‘Yena nhi Yami’ (1998), ‘Azwlula’ (2008), ‘Mungole’ (2013).

Tchiema tem participações notáveis em vários festivais e eventos nacionais e internacionais ligados à música jazz, estilo privilegiado no Jazz In. O evento é também palco de outros estilos como afro jazz, blues, música clássica, bossanova, música étnica e world music, fusion, assim como as artes plásticas, a literatura, dança, a moda e fotografia, proporcionando também oportunidades a talentos emergentes.

Com o objectivo de elevar a cultura nacional a níveis internacionais, a Jazz In promove intercâmbios culturais, dinamiza espaços culturais dos seus parceiros, criando momentos únicos e atractivos, através de um leque selectivo de artistas com qualidade reconhecida dentro do music-hall e das artes angolanas.

Irinea Lukombo

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *