Fundação Arte e Cultura acolhe 1.ª edição do Festival Internacional de Cinema Pan-Africano em Luanda

 Fundação Arte e Cultura acolhe 1.ª edição do Festival Internacional de Cinema Pan-Africano em Luanda

A Fundação Arte e Cultura acolhe, nos dias 24 e 25 do ano curso, o primeiro Festival Internacional de Cinema Pan-Africano (PAFF Luanda), anunciou, em conferência de imprensa, a organização do evento, que tem como mentor o realizador de cinema Ne Kunda Nlaba.

O Festival visa contribuir para o desenvolvimento da indústria cinematográfica angolana e africana, proporcionando dias de exibição de filmes nacionais e africanos na capital do país, bem como criar uma plataforma de mercado cinematográfico para filmes nacionais e africanos, ligando o público angolano ao cinema africano e outros agentes da indústria cinematográfica, com palestras e oficinas através da participação de convidados nacionais e estrangeiros.

Nesta edição, o evento vai homenagear Óscar Micheaux, o primeiro cineasta negro da história, com a exibição de alguns filmes de sua autoria. O festival destina-se a todos os cineastas africanos residentes em África e na diáspora, incluindo afrodescentes.

O evento irá, além da exibição dos filmes, distinguir os cineastas que submeteram as suas as suas candidaturas no site do festival nas categorias de Melhor Curta-metragem, Melhor Longa-metragem, Melhor Documentário, Melhor Série Dramática, Melhor Diretor de Cinema, Melhor Fotografia, Melhor Actor, Melhor Actriz, entre outras.

O Festival Internacional de Cinema Pan-Africano de Luanda é um evento de periodicidade anual de cinema, que decorre na capital angolana, e que celebra o cinema angolano e pan-africano, exibindo filmes produzidos em África e na sua diáspora.

Foi fundado em Outubro de 2019 por Ne Kunda Nlaba, produtor, directo e professor de cinema da Academia Kongo Bizizi, o Instituto Pan-Africano de Cinema. O festival estava previsto para o início do ano de 2020, mas foi adiado devido à pandemia da Covid19.

Para a realização, o Kongo Bizizi Academy conta com a parceria da Fundação Arte e Cultura.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.