Filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’ seleccionado para o Festival de Cinema de Locarno na Suíça

 Filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’ seleccionado para o Festival de Cinema de Locarno na Suíça

O filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’, primeira realização cinematográfica de Ery Claver sob chancela da produtora angolana Geração 80, foi seleccionado para a 75.ª edição do Festival de Cinema de Locarno, um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, a realizar-se entre os dias 3 a 13 de Agosto, na cidade de Locarno, Suíça.

“É com enorme entusiasmo que temos acompanhado a carreira do Ery Claver, desde as suas criações fotográficas, em dupla com o irmão Evan Claver, passando pelos frenéticos dias da televisão, até às arrojadas criações das primeiras curtas-metragens, produzidas e exibidas no ‘Fuckin’ Globo’. Poder viver esse momento, é, com certeza, um orgulho enorme para todos os artistas boémios da baixa de Luanda e arredores”, escreveu o artista angolano Kiluanji Kia Henda, na sua página do Facebook.

A longa-metragem, que concorre na categoria de ‘Cineastas do Presente’, foi filmado inteiramente nas ruas e espaços urbanos de Luanda e traz uma narrativa em torno da realidade angolana, desde a situação política, servidão, abuso, violência, morte, fantasma, fé, religião, desejos de vingança, segredos, todos estes elementos abordados em contexto familiar.

Ery Claver é considerado um dos cineastas mais versáteis em Angola. Iniciou a sua carreira como operador de câmara, trabalhando em inúmeros programas de televisão e documentários.

Em 2013, ingressou na Geração 80 e aprofundou o seu estilo como director de fotografia trabalhando nas curtas-metragem ‘Concrete Affection-Zopo Lady’ (2014), e ‘Havemos de Voltar’ (2017), ambas realizadas por Kiluanji Kia Henda e com produção da Geração 80. Ery assina a direcção de fotografia de ‘Ar Condicionado’ (2020), filme angolano premiado internacionalmente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.