Isto É Notícia

Filme ‘Nayola’ inspirado na obra de José Agualusa e Mia Couto vai abrir festival de cinema em Bruxelas

Partilhar conteúdo

O filme ‘Nayola’, uma longa-metragem de animação, inspirada na peça ‘A Caixa Preta’, do luso-angolano José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto, dará abertura à 42.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação-Anima, que decorre de 17 a 26 de Fevereiro de 2023, em Bruxelas.

A obra, dirigida pelo realizador e produtor português José Miguel Ribeiro, aborda a guerra civil angolana e o seu impacto através do olhar de três mulheres da mesma família, entre as quais se destacam Lelena, a avó; Nayola, a filha; e Yara, a neta; numa narrativa que decorre entre 1995 a 2011. ‘Nayola’ deverá estrear nos cinemas portugueses em 2023.

“Passado e presente se entrelaçam. Três gerações de mulheres atormentadas pela guerra civil. Um segredo doloroso, uma busca imprudente, uma canção de combate. Um amor suspenso, uma viagem iniciática, uma rusga trágica”, é o que poderá ver do filme ‘Nayola’.

Produzido pela Praça Filmes, em co-produção com Bélgica, França e Países Baixo, ‘Nayola’ é uma longa-metragem premiada internacionalmente, que tem o argumento de Virgílio de Almeida, e cruza animação em 2D e 3D, contando com um elenco de actores maioritariamente portugueses e africanos.

A ante-estreia aconteceu em Setembro, ao cabo de oito anos de trabalho que envolveu uma equipa de mais de uma centena de pessoas em quatro países e com um orçamento de três milhões e duzentos mil euros.

José Miguel Ribeiro é um cineasta português, nascido na Amadora, em 1966. Licenciou-se em Artes Plásticas-Pintura, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Em 1993 e 1994 estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne, em Rennes (França), e na Filmógrafo, no Porto (Portugal). Durante vários anos leccionou animação de volumes no Centro de Imagem e Técnicas (CITEN), em Lisboa.

É também autor do filme animação ‘A Suspeita (1999)’, galardoado com 26 prémios internacionais, destacando-se o ‘Cartoon D’Or 2000’, tendo sido exibido nos principais canais mundiais de televisão. ‘Cartoon D’Or 2000’ foi a animação portuguesa mais premiada de sempre. O filme de animação ‘Nayola’ é o seu mais recente filme, e primeira longa-metragem.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados