Isto É Notícia

Federação de Boxe processa MINJUD por não lhe conceder legitimidade

Partilhar conteúdo

A Federação Angolana de Boxe (Faboxe) informou, na sexta-feira, 2, que remeteu dois processos-crimes ao tribunal, num dos quais reclama o não reconhecimento legal da federação por parte do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).

Numa nota a que o !STO É NOTÍCIA teve acesso, a Faboxe informa que os processos decorrem na 2.ª Secção da Sala do Cível do Tribunal de Comarca de Luanda.

“Sobre o ‘não registo e não homologação’ por parte da Direcção Nacional dos Desportos do MINJUD, a Federação Angolana de Boxe, por considerar que há injustiça, recorreu ao tribunal e neste momento decorre um processo civil contra o Ministério da Juventude e Desportos na 2.ª Secção do Cível e Administrativo do Tribunal de Comarca de Luanda (processo n.º 627/22-E)”, lê-se no documento.

Em seu comunicado, a Faboxe denuncia uma alegada invasão às suas instalações protagonizada por um grupo de indivíduos de uma “auto-proclamada Comissão de Gestão da Federação Angolana de Boxe”, resultante de uma assembleia que, segundo a nota, “é ilegal e não tem legitimidade para usurpar-se das instalações”.

“A auto-proclamada Comissão de Gestão não possui existência jurídica nem legitimidade para substituir temporariamente a actual direcção da Faboxe, eleita no dia 7 de Dezembro de 2020, sem qualquer contestação”, denunciou a instituição, liderada por Carlos Luís Gonçalves.

Recorde-se que há dois meses, o MINJUD, através da sua Direcção Nacional dos Desportos, fez sair uma nota na qual não reconhecia a legitimidade da actual direcção da FABOXE presidida por Carlos Gonçalves.

“Em função das irregularidades detectadas no processo de renovação de mandatos na FABOXE, os órgãos sociais eleitos para a direcção não foram reconhecidos nem registados pelo MINJUD”, podia ler-se no documento publicado na primeira semana de Outubro do corrente ano.

O MINJUD referiu na nota que Carlos Luís Gonçalves “não é o interlocutor válido da instituição junto do Ministério da Juventude e Desportos”.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados