Faculdade de Medicina da UAN ganha hospital universitário de referência orçado em 90 milhões USD

A Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto vai ganhar um hospital universitário de referência avaliado em 90 milhões de dólares norte-americanos, financiado no âmbito da Linha de Crédito da Luminar Finance Limited, cujo procedimento de Contratação Simplificada foi já autorizado pelo Presidente da República e adjudicada à empresa Promed International AG.

O Despacho Presidencial n.º 107/21, de 13 de Julho, que o autoriza, justifica a contratação da empresa suíça com a necessidade de “adopção de um procedimento administrativo mais célere e não concorrencial, decorrente das limitações impostas pelo financiamento assegurado através da Linha de linha de crédito da Luminar Finance Limited”.

A abertura do referido procedimento de, “pelo critério material”, prevê a adjudicação do contrato da empreitada à Promed International AG para desenvolver o projecto de concepção arquitectónica, construção e apetrechamento do hospital universitário.

O executivo angolano explica o investimento com a necessidade de “privilegiar os actuais paradigmas da medicina multidisciplinar, integrando todas as especialidades médicas e cirúrgicas, incluindo os meios de diagnósticos (imagiológicos, laboratoriais e de investigação), de modo a garantir formação graduada e pós-graduada diferenciada dos profissionais de saúde nas mais variadas vertentes”.

O despacho do Presidente João Lourenço atribui ainda competências à ministra do Ensino Superior, Ciência, tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, de subdelegar para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do referido procedimento e celebração do correspondente contrato.

O Ministério das Finanças, na pessoa da titular da pasta, Vera Daves, deverá assegurar, segundo o despacho presidencial, a disponibilização dos recursos financeiros necessários para a implementação do referido projecto no âmbito da Linha de Crédito da Luminar Finance Limited.

Gabriela Vaia

Gabriela Vaia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *