Isto É Notícia

FAB precisa de USD 300 mil para acolher a última fase de apuramento ao Mundial

Partilhar conteúdo

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai gastar entre 200 e 300 mil dólares norte-americanos para acolher a última janela de qualificação da zona africana ao Campeonato do Mundo de basquetebol sénior masculino, a disputar-se na Ásia, em 2023.

A informação foi avançada pelo presidente da FAB, Moniz Silva, explicando que o valor servirá para custear a transportação e alojamento das selecções concorrentes, bem como a recepção dos membros da federação internacional da modalidade.

Ao falar no programa ‘Domingo Desportivo’, da Televisão Pública de Angola (TPA), o responsável afirmou tratar-se de um orçamento semelhante a qualquer organização de um evento do género em África.

Durante a sua intervenção, Moniz Silva escusou-se a esclarecer se já há ou não aprovação do governo para que o torneio, a ser realizado de 20 a 28 de Fevereiro, decorra no Pavilhão Multiusos do Kilamba, conforme solicitação remetida pela FAB ao Ministério da Juventude e Desportos.

A razão da escolha de Angola para acolher a parte final das qualificativas, segundo o dirigente, “prende-se com a necessidade de explorar o factor casa (apoio do público), visando a materialização da qualificação ao evento”.

Moniz Silva disse ainda que a data da convocatória da selecção nacional depende do programa de trabalho a ser apresentado pelo técnico espanhol, Josep Clarós, e que se prevê juntar 35 jogadores, no quadro da renovação do grupo e valorização dos que evoluem internamente.

Moniz Silva avançou também a possibilidade de realização dos jogos de estágio pré-competitivo na cidade do Lubango, província da Huíla.

O Mundial de Basquetebol sénior masculino será realizado entre os dias 25 de Agosto e 10 de Setembro de 2023, e vai ser disputado, pela primeira vez em mais de 60 anos de história, em mais de um país-sede, com jogos no Japão, na Indonésia e nas Filipinas, onde vão ser jogadas as finais.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados