Isto É Notícia

Exposição colectiva ‘Do Toque à Arte’ inaugurada nesta sexta-feira na Fundação Arte e Cultura

Partilhar conteúdo

Um grupo de seis artistas plásticos angolanos inaugura, nesta sexta-feira, 3, pelas 18h00, na galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, sita na Ilha do Cabo, a exposição ‘Do Toque à Arte’ — conceito inspirado no texto ‘Quando Baloiça o Vento’, da escritora Amélia Dalomba, com a participação de alunos ‘invisuais’ da Escola Óscar Ribas.

A exposição — uma fusão de talentos dos artistas Vopsi Moma, Jeremias Maria, Márcia Simão, Sakananu Wampitila, Miss Quimua e Valeriano Kapoko — enquadra-se no âmbito da 4ª. edição do projecto LiterArte, que tem como principal foco a partilha e demonstração de como o preconceito e a discriminação têm sido amenizados por meio da arte.

“Nesta edição, não apenas cumprimos o objectivo basilar do #LiterArte-o de criar sinergias entre a arte da literatura e as artes plásticas, mas de fazer com que estas artes sejam tocadas, vistas e ouvidas por aqueles que no dia-a-dia são esquecidos pela grande maioria das vertentes da sociocultura: os invisuais”, lê-se na nota de imprensa.

A mostra é composta por 19 obras e combina textos em braile, superfícies que aguçam o tacto, e esculturas deslumbrantes.

O projecto LiterArte é uma inovação no panorama artístico-cultural nacional e uma forma não tão usual de mostrar e expor as criações artísticas.

A iniciativa surgiu pela iniciativa de Alzira Simões, uma angolana entusiasta das artes plásticas, mas sobretudo dinamizadora de muitas actividades junto dos jovens artistas angolanos e conta com a direcção artística de Jardel Selele, artista, curador, professor, já com um alargado currículo no seio das artes plásticas.

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que tem por objectivo promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes das artes contemporâneas.

Todas as receitas da galeria são canalizadas para projectos sociais da fundação. A Galeria Tamar Golan funciona no Centro Cultural da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à Escola Primária 1205.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados