Exportações petrolíferas arrecadam USD 7,2 mil milhões no III.º trimestre

Os valores arrecadados das exportações petrolíferas angolanas atingiram, no terceiro trimestre deste ano, cerca de 7,2 mil milhões de dólares (4,3 biliões de kwanzas), com a venda de 98,6 milhões de barris de petróleo bruto, representado um aumento de 0,58% face ao trimestre anterior.

Os dados foram apresentados esta quinta-feira, 18, pelo secretário de Estado para os Petróleos e Gás, Alexandre Barroso, que adiantou que o volume exportado nos meses de Julho, Agosto e Setembro, do ano em curso, corresponde a aproximadamente 1,7 milhões de barris/dia, avaliados ao preço médio ponderado de 73,2 dólares/barril, segundo apurou a Lusa.

“A quantidade de petróleo bruto exportada no terceiro trimestre deste ano representa um aumento de aproximadamente 0,58% face ao trimestre anterior e uma redução de 10,38% comparativamente ao período homólogo de 2020”, revelou o governante.

Do volume total exportado, 25,3% representam a quota-parte da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e 19,19% corresponde à petrolífera estatal Sonangol.

De acordo com os dados avançados por Alexandre Barroso, no período em apreciação, o preço do brent — que serve de referência para as exportações angolanas no mercado internacional — variou entre 66 e 79 dólares por barril, influenciado “principalmente pela recuperação da procura nos mercados dos Estados Unidos da América, Europa e Ásia, mas também pelo impacto positivo”, resultante da “acção de vacinação contra a Covid-19”.

Quanto aos destinos das exportações nacionais, o governante adiantou que o maior volume foi exportado para a China, com cerca de 69,2%, seguindo-se a Índia, com aproximadamente 6,8%, e a África do Sul, com 3,9%.

No segundo trimestre deste ano, Angola arrecadou 6,7 mil milhões de dólares (cerca de 4,02 biliões de kwanzas) com a exportação de 97,9 milhões de barris de petróleo bruto, sendo a China o país de maior destino do produto.

Já no primeiro trimestre, o país exportou 97,8 milhões de barris de petróleo bruto, arrecadando 6,03 mil milhões de dólares (3,8 biliões de kwanzas), com o barril a ser negociado a um preço médio de 60,8 dólares/barril.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *