Ex-PCA da BODIVA Walter Pacheco vai liderar a Kassai, a nova empresa de gestão de activos da britânica Gemcorp em Angola
A Gemcorp Capital, um fundo de investimento com sede em Londres, Reino Unido, lançou em Angola uma empresa de gestão de activos, que vai ser liderada pelo antigo presidente executivo da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) Walter Pacheco.
A escolha do gestor e economista angolano responde a uma aposta no talento local, e associa mas também com a vasta experiência no sector financeiro angolano, designadamente enquanto presidente da Comissão Executiva da BODIVA.
O presidente executivo do Grupo Gemcorp, Atanas Bostandjiev, realça na mesma nota que a “Kassai vai complementar e fortalecer o trabalho feito pela Gemcorp Angola nos últimos dez anos, período em que contribui significativamente para o desenvolvimento social e económico do país”.
A nomeação do antigo líder da BODIVA e o lançamento da Kassai “marcam um passo importante para a consolidação da estratégia do Grupo Gemcorp em Angola”, sublinha uma nota de imprensa da empresa, que pretende ser “um operador relevante no mercado de capitais do país”.
Depois de ter renunciado ao cargo de presidente da Comissão Executiva da BODIVA, Walter Pacheco abraça um novo projecto, criado com o objectivo de mobilizar recursos nacionais e internacionais que financiem o crescimento da economia nacional, através do investimento em activos, projectos e oportunidades estratégicas, e da dinamização do mercado de capitais e da avaliação da necessidade de capital que apoie o seu crescimento.
A Gemcorp está envolvida na construção da Refinaria de Cabinda (através da Gemcorp Holdings), sendo a principal accionista, e está a apoiar o governo angolano nas negociações de um financiamento de dois mil milhões de dólares norte-americanos.
A multinacional britânica tem financiado o Estado angolano desde 2015 com vários créditos e Angola representa uma parte significativa do fluxo de receitas do fundo.
Walter Pacheco, licenciado em Economia e Gestão pela University of the West of England (Reino Unido) e com mestrado em finanças internacionais pela University of Sussex, acumula mais de duas décadas de actuação no sector financeiro angolano.
A sua trajectória inclui passagens pelo Standard Bank, Comissão de Mercado de Capitais (CMC) e BODIVA, onde foi decisivo no desenvolvimento do mercado de capitais local.
“Este empreendimento representa um marco para a Gemcorp e um avanço para futuros investimentos em Angola”, afirmou Walter Pacheco, citado na nota de imprensa da multinacional britânica.