Isto É Notícia

EUA. Biden benzeu-se em frente a Netanyahu? Presidente volta a dar que falar

Partilhar conteúdo

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizou mais um momento viral. Desta vez, o chefe de Estado norte-americano foi apanhado pelas câmaras a fazer aquilo que parece ser um sinal da cruz, durante a sua reunião com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, esta quarta-feira.

Biden, que é católico romano, tocou na testa, barriga e, posteriormente, na área esquerda e direita do peito, como se estive a benzer-se, quando Netanyahu, judeu, começou a falar.

“Somos amigos há mais de 40 anos”, disse o líder israelita, seguindo-se, imediatamente, o gesto de Biden.

Há quem diga que o gesto de Biden pode ter sido feito numa possível piada sobre a sua própria idade. Contudo, o Presidente, de 80 anos, não explicou o sucedido e, até ao momento, a Casa Branca não fez qualquer comentário.

Note-se que o sinal da cruz é um ritual usado frequentemente nas orações em diversos ramos do cristianismo.

De realçar que Biden e Netanyahu encontraram-se nesta quarta-feira, brevemente, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, e o presidente norte-americano prometeu que uma futura possível reunião versará sobre “assuntos difíceis”, “valores democráticos” e “equilíbrio de poderes”, numa clara referência à polémica reforma judicial em Israel, promovida pelo governo e que já foi criticada pelos Estados Unidos.

O Presidente dos EUA acabou por anunciar que deverá receber o primeiro-ministro israelita antes do final do ano, prometendo que irá discutir “assuntos difíceis”.

Na breve conversa de hoje com Biden, Netanyahu limitou-se a dizer que os dois países mantêm objectivos comuns.

NOTÍCIAS AO MINUTO

Artigos Relacionados