ENSA Seguros obteve em 2022 um volume total de prémios na ordem dos 94,4 mil milhões de kwanzas
O volume total de prémios emitidos em 2022 pela seguradora pública ENSA- Seguros de Angola, S.A., fixou-se em 94,4 mil milhões de kwanzas, observando um crescimento de 21% no número de apólices activas face ao ano de 2021.
Os dados constam dos resultados referentes ao ano exercício transacto (2022), apresentados em Abril ao accionista.
O desempenho da empresa, que se encontra em processo de privatização, manteve-se positivo na generalidade dos indicadores de negócio, assim como na liderança de mercado, com uma quota de 33%, apesar dos desafios impostos pela conjuntura nacional e internacional.
Segundo o documento, a margem de solvência da ENSA é de 198%, “muito acima do mínimo regulamentado, o que representa um crescimento de 38% em relação ao ano 2021, reflectindo a robustez da companhia”.
Os resultados da maior empresa de seguros de Angola mostram um crescimento na ordem dos 198% do ‘Seguro de responsabilidade civil’; um crescimento de 89% dos ‘Seguros de danos em coisas’; crescimento em 36% dos ‘Seguros de acidentes pessoais e viagens’; crescimento em 14% dos ‘Seguros de doenças’, bem como um crescimento em 5% do ‘Seguro automóvel’.
Já os custos com os sinistros atingiram cerca de 33 mil milhões de kwanzas, traduzindo-se numa sinistralidade de 35%, representando uma redução de 5% em relação ao ano anterior.
Segundo a nota, o resultado técnico apurado do seguro directo conheceu um crescimento de 3% face ao ano anterior, com resultado de cerca de 9,6 mil milhões de kwanzas.
Entre as actividades realizadas em 2022, previstas no Plano Estratégico 2020-2022, destaca-se o lançamento de dois novos produtos, nomeadamente o ‘Seguro de Saúde Yami’ e ‘Auxílio ao Funeral’, lançamento da ‘App ENSA Seguros’, a partir da qual é possível agora efectuar a compra do seguro automóvel.
De igual modo, destaca-se a conclusão da constituição do ‘Fundo de Investimento Imobiliário’, construção de uma nova agência no Lubango (na Huíla), no coração da cidade, bem como mudança da sede para as novas instalações.
“Ainda em relação às realizações relevantes em 2022, realça-se a alteração do modelo de governação corporativa da companhia, com a nomeação do novo conselho de administração, integrando uma comissão executiva”, lê-se no documento.
Criada a 18 de Fevereiro de 1978, a seguradora iniciou a sua actividade com a denominação “Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola” sob forma jurídica de U.E.E., sendo mais tarde transformada em sociedade anónima.