Isto É Notícia

Enigma Teatro estreia a peça ‘Cangalanga, a doida dos cahoios’ no Elinga

Partilhar conteúdo

O colectivo de artes Enigma Teatro apresenta, nesta quarta e quinta-feiras, a peça ‘Cangalanga, a doida dos cahoios’, uma obra que conjuga as premissas do romance ‘O Segredo da Morta’, de António Assis Júnior, com a adaptação do escritor, encenador, e dramaturgo angolano José Mena Abrantes.

A peça, encenada por Tony Frampênio, será exibida no Elinga Teatro, às 19h00, e resulta de um trabalho de pesquisa para a obtenção de grau de ‘Mestre em Ensino das Literaturas da Língua Portuguesa’, no Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED, enquadrado na linha académica sobre cultura, educação e comunicação nos processos artísticos.

A obra, que procura trazer à luz do conhecimento a importância da relação entre a literatura e o teatro, tem a finalidade de demonstrar como o teatro, além da sua peculiaridade hilariante, “ganha melhores contornos estéticos e relevância social tendo como base inicial um texto dramático escrito que se constituirá em texto espectacular por via da encenação, com referência à figura de José Mena Abrantes”.

António Assis Júnior foi advogado, jornalista e escritor angolano nascido a 13 de Março de 1887, em Luanda, e falecido a 27 de Maio de 1960, em Lisboa. Destacou-se como uma das figuras de maior relevo na vida intelectual angolana em finais do século XIX e inícios do século XX. É autor de ‘Relato dos Acontecimentos de Dala Tando’, ‘Lucala’ (1917) e ‘O Segredo da Morta (um romance de costumes angolenses)’.

José Mena Abrantes é poeta, escritor, actor e jornalista angolano. A sua obra é fruto de uma profunda actividade criativa, assentando na recriação de temas históricos e da tradição oral, principalmente de Angola.

Licenciado em Filosofia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, exerce a profissão de jornalista desde 1975, com colaboração em vários órgãos de informação angolanos, portugueses, franceses e moçambicanos. E é membro da União dos Escritores Angolanos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados