Isto É Notícia

Empresas afectas à Tchizé dos Santos alvos de investigação do Serviço Nacional de Recuperação de Activos

Partilhar conteúdo

Pelo menos três empresas com ligações à comunicóloga, política e empresária angolana Welwitschea ‘Tchizé’ dos Santos estão a ser alvos de um processo de investigação patrimonial e financeira, levado a cabo pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA) da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A informação consta de um expediente, com a data do dia 16 de Fevereiro deste ano, emitido pelo SENRA e assinado pela magistrada do Ministério Público, Cesaltina Matamba, a solicitar a todos os condomínios, sitos no território nacional, informações que atestem a existência de bens imóveis registados na base de dados destes em nome de empresas afectas à empresária Tchizé dos Santos e demais citadas no expediente.

“No âmbito dos processos de investigação patrimonial e financeira que correm trâmites neste Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria-Geral da República (…), que nos informem, com a maior brevidade possível, sobre a existência de bens imóveis registados na vossa base de dados em nome das seguintes empresas: Westside Investiments, S.A, Semba Comunicação, Marina Baía Yacth Club, Mar & Yates, S.A, Fraxa Service, Lda, Befraxa & Filhos, Lda.”, lê-se na solicitação.

Das empresas mencionadas, o !STO É NOTÍCIA tem conhecido que pelo menos três das quais — Westside Investiments, S.A, Semba Comunicações e Marina Baía Yacth Club — têm ligações à empresária angolana Tchizé dos Santos.

Na Westside Investiments, SA, por exemplo, além de Tchizé dos Santos, eram tidos como sócios, até 2018, o ex-ministro da Comunicação Social e antigo director do Gabinete de Revitalização e Marketing da Administração (GRECIMA) Manuel Rabelais e o antigo director de Gabinete de Acção Psicológica e Informação da Casa de Segurança da Presidência da República Aldemiro Vaz da Conceição.

Na empresa Marina Baía Yacth Club são conhecidas ligações de Tchizé dos Santos ao lado do empresário Álvaro Sobrinho, ao passo que na Semba Comunicação, a empresária angolana repartia a sociedade com o irmão José Eduardo Paulino dos Santos ‘Córeon Du’.

Duas das empresas apontadas no documento, a Fraxa Service, Lda e a Befraxa & Filhos, SA têm ligações ao antigo vice-governador do Kuando Kubango Bento Francisco Xavier.

Sobre a empresa Mar & Yates, S.A, as únicas informações disponíveis dão conta de que se trata de uma firma ligada à importação e venda de Metal e Aço em Angola para vários mercados, especialmente os da construção e da maquinaria.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados