Isto É Notícia

Empresa líder global de transporte marítimo vai explorar nos próximos 20 anos o Porto do Lobito, após concessão por ajuste directo

Partilhar conteúdo

O governo angolano decidiu entregar a concessão do terminal de carga geral do Porto do Lobito à Africa Global Logistics, empresa detida pelo grupo Mediterranean Shipping Company (MSC) — líder global no transporte marítimo —, informou o Ministério dos Transportes (Mintrans) em comunicado.

A concessão da gestão, manutenção e exploração do terminal polivalente de contentores e carga geral do Porto de Lobito foi atribuída através de um procedimento de contratação simplificada (ajuste directo), tendo a proposta da Africa Global Logistics SAS (AGL) ficado classificada em primeiro lugar.

Segundo a nota, a concessão é outorgada por um período de 20 anos e abrange os direitos de utilização e exploração do terminal, incluído no domínio público portuário do Porto do Lobito, em regime de gestão de landlord port (porto senhorio).

“Com esta concessão, o executivo espera dinamizar a produtividade do terminal e contribuir para o crescimento sustentável da região”, lê-se no comunicado do Ministério dos Transportes.

A Africa Global Logistics, sublinha o mesmo documento, conta com 23 mil trabalhadores e centra a sua actividade na gestão e manutenção portuária, concessões ferroviárias, operações logísticas e agenciamento marítimo.

Está presente em 49 países e é responsável pela operação de 21 concessões portuárias (incluindo 17 terminais de contentores, sete terminais Ro-Ro e dois terminais de produtos florestais) e duas concessões ferroviárias – uma nos Camarões (Comrail) e outra na ligação entre a Costa do Marfim e o Burkina Faso (Sitorail).

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados