Isto É Notícia

Emirados. Reparação de casas destruídas por tempestades custa 508 milhões

Partilhar conteúdo

O governo dos Emirados Árabes Unidos disponibilizou 508,5 milhões de euros para reparar casas danificadas pelas fortes chuvas que atingiram o país na semana passada, anunciou hoje o primeiro-ministro.

“No Conselho de Ministros de hoje aprovámos um montante de dois mil milhões de dirhams (cerca de 508,5 milhões de euros) para reparar os danos causados às casas (…) dos cidadãos”, declarou Mohammed bin Rashid al-Maktoum, na rede social X.

O primeiro-ministro do país, que também é vice-presidente, declarou ainda ter “tirado lições” da tempestade que paralisou grande parte do país na semana passada.

Pelo menos uma pessoa morreu em consequência das inundações provocadas pelas maiores chuvas torrenciais registadas nos últimos 75 anos nos Emirados Árabes Unidos, que danificaram infraestruturas públicas e privadas, revelaram fontes oficiais.

A polícia do emirado sul de Ras al Khaimah anunciou em comunicado a morte de um septuagenário cujo veículo foi arrastado enquanto atravessava um vale nesta região desértica do país, particularmente afetada pelas cheias ocorridas no dia 16 de Abril.

De acordo com a agência de notícias oficial dos Emirados (WAM), estas foram as maiores chuvas no país nos últimos 75 anos, superando todos os recordes desde que os Emirados começaram a recolher dados de precipitação, em 1949.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia (CNM), a cheia é “um acontecimento excepcional na história climática” do país.

O pico foi registado no emirado de Al Ain, onde a precipitação atingiu 254 mm de chuva em menos de 24 horas.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados