Isto é Notícia

Elon Musk compra 9,2% do capital do Twitter e acções da empresa disparam na bolsa internacional em 25%

Partilhar conteúdo

O bilionário norte-americano, descendente de sul-africanos, Elo Musk, comprou, no último fim-de-semana, 9,2% das acções da rede social Twitter, levando as acções da empresa a subiram em mais de 25%.

Com a aquisição, Elo Musk passa a ser o maior accionista do grupo, à frente do fundo de investimentos Vanguard (8,8%) e do banco Morgan Stanley (8,4%), segundo dados avançados pela revista Bloomberg.

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (U.S. Securities and Exchange Commission-SEC, em inglês), com a compra efectuada, o bilionário, que é actualmente o homem mais rico do mundo, detém cerca de 73,5 milhões de acções do Twitter, correspondente a uma participação de 9,2% do capital social, avaliada em 2,89 mil milhões de dólares norte-americanos.

Após a divulgação da notícia que o CEO (Chief Executive Officer) da Tesla, Elon Musk, tem participação no Twitter, as acções da rede social subiram mais de 25% na bolsa americana Nasdaq.

A notícia surtiu efeito no desempenho dos papéis do Twitter durante as negociações de pré-mercado da bolsa norte-americana.

A decisão da compra aconteceu uma semana depois de o bilionário ter perguntado aos seus seguidores no Twitter se a rede social “adere rigorosamente” à ideia de que a “liberdade de expressão é essencial para uma democracia”. Em resposta, cerca de 70,4% dos participantes responderam que “não”.

Ao constatar os resultados do inquérito, Musk sugeriu como solução criar uma nova plataforma. Alguns seguidores até sugeriram que o bilionário comprasse o Twitter, mas a decisão restringiu-se na compra das acções, tornando-se deste jeito, no maior accionista da empresa.

A inserção de Musk na lista de accionista do Twitter também foi favorável aos fundadores da rede social, segundo a imprensa internacional.

Jack Dorsey, por exemplo, que detém uma participação de 2,25% na empresa, ganhou quase USD 200 milhões a mais depois que Musk revelou a sua participação. Outro co-fundador bilionário do Twitter, Ev Williams, ganhou USD 90 milhões.

Elo Musk é, actualmente, a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna que vale mais de USD 300 biliões, segundo a Forbes.

Nok Nogueira

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *