Isto É Notícia

Elinga Teatro seleccionado para o Festival de Teatro Lusófono 2022 no Brasil

Partilhar conteúdo

O Grupo Elinga Teatro vai marcar presença na próxima edição do Festival de Teatro Lusófono-FESTLUSO 2022, com o espectáculo ‘Amêsa ou a Canção do Desespero’, obra do dramaturgo angolano José Mena Abrantes. O evento vai decorrer no dia 28 de Agosto, pelas 19h00, no Theatro 4 de Setembro, na cidade de Teresina, no Brasil.

O espetáculo, que conta a trajectória de vida da personagem Amêsa, desde a sua infância até à vida adulta, retrata um quadro marcado pela alegria, amores e desamores, bem como mudanças inerentes a qualquer ser humano.

A história é contada de forma poética e moderna, e não segue os “padrões clássicos em sua construção textual”, pelo que permite que se explore e experimente vastamente os limites do corpo e da voz em cena, além de permitir desconstruções e jogos cénicos dos mais variados, que possibilita “a criação de uma linguagem que é ao mesmo tempo acessível e afinada com as questões latentes da arte contemporânea”.

A obra visa sensibilizar o espectador com a trajectória dessa mulher de nome Amêsa e chamar a atenção do público para a proximidade das reflexões contidas nesta história africana, com o quotidiano.

O FestLuso promove tanto o teatro local, como o intercâmbio com artistas de países de língua portuguesa, possibilitando ao público o acesso às apresentações de qualidade e totalmente gratuitas.

O grupo baiano Vilavox abre o evento com o monólogo ‘Medeia Negra- um grito, épico, lírico e musical’, que faz uma releitura da tragédia grega a partir do olhar de uma mulher encarcerada. No entanto, a programação do festival conta ainda com oficinas e shows musicais.

O FestLuso, organizado desde 2007, é o maior festival de língua portuguesa em Praga. O evento é habitualmente realizado durante o mês de Junho, efectuando viagens pelos espaços originais e inspiradores no centro da cidade de Praga e mais além.

A organização do evento é da responsabilidade do Centro de Língua Portuguesa em Praga Camões, Instituto Português e pela sociedade cívica da lusofonia.

ISTO É NOTICIA

Artigos Relacionados