Economia angolana cresce 4,6% no primeiro trimestre deste ano e atinge o maior crescimento trimestral desde 2015
O Produto Interno Bruto (PIB) angolano alcançou um expressivo crescimento homólogo de 4,6% no primeiro trimestre de 2024, atingindo a maior taxa de crescimento trimestral desde 2015, se se levar em consideração a série com os devidos ajustes sazonais.
Os dados constam da Folha de Informação Rápida (FIR), do Instituto Nacional de Estatística (INE), referente às ‘Contas Nacionais do I Trimestre de 2024’, que espelham — em comparação ao trimestre anterior — um crescimento de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB), em razão dos desempenhos positivos do sector da construção, transportes e armazenagem, além do segmento do petróleo e gás natural.
Segundo o INE, o PIB no primeiro trimestre deste ano totalizou 18,3 mil milhões kwanzas, sendo 180 milhões de kwanzas derivado dos impostos sobre produtos líquidos de subsídios.
De acordo com o documento do INE, as actividades que mais contribuíram para o desempenho da actividade económica neste período foram a extração e refinação do petróleo bruto e gás natural, com 30,4%, e o comércio (26,8%).
A agropecuária e silvicultura (7,7%), outros serviços (8,3%), produtos da indústria transformadora (5,5%), construção (5,5%), pesca (4,9%) e serviços imobiliários (3,4%) tiveram também contributos positivos, tal como a administração pública, defesa e segurança social obrigatória (1,8%).
Já o PIB acumulado dos últimos quatro trimestres cresceu 2,1%, graças ao desempenho das actividades ligadas à agropecuária e silvicultura, pescas, extracção e refino de petróleo, extracção de diamantes, electricidade e água, comércio, intermediação financeira e de seguros, serviços imobiliários e aluguer e outros serviços.
Recorde-se que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê para a economia angolana um crescimento de 2,6% para este ano e 3,1% para o próximo, abaixo dos 3,8% e 4% estimados para a região da África subsaariana.