Isto é Notícia

Documentário ‘Cesária Évora’ seleccionado para estreia mundial no Festival South by Southwest dos EUA

Partilhar conteúdo

O documentário ‘Cesária Évora’, da autoria da jornalista e realizadora portuguesa Ana Sofia Fonseca, integra a lista oficial das obras seleccionadas para estreia mundial no Festival South by Southwest dos EUA. O filme documental será exibido no dia 12 de Março, no complexo Alamo Lamar, em Austin, e promete revelar a intimidade da ‘Diva dos pés descalços’, com gravações inéditas e testemunhos.

A longa-metragem dedicada à vida artística da cabo-verdiana Cesária Évora mergulha no universo da cantora durante cinco anos de pesquisa levada a cabo por Ana Sofia Fonseca, que descobriu uma história completamente diferente da biografia de outras estrelas.

Pouco se sabe da estrela da world music fora dos palcos. Cesária era discreta e silenciosa quanto à sua vida pessoal. Este documentário revela quem é a cantora de origens modestas, que atingiu o estrelato mundial. “Mulher negra e pobre, Cesária Évora tinha mais de cinquenta anos, quando conquistou o mundo inteiro, mas a fama nunca a deslumbrou”, disse a realizadora à Lusa.

Ana Fonseca explicou que o documentário não se cinge apenas a um filme de música, mas que, além disso, ‘Cesária Évora’ “é também um ‘hino à liberdade’ que, através da história da cantora, cruza contextos políticos e sociais, abordando temas como o colonialismo e a igualdade”.

Produzido pela Carrossel Produções, em colaboração com a produtora ‘Até ao Fim do Mundo’, o filme foi realizado em Portugal, França e Cabo Verde, e tem distribuição mundial pela Cinephil/WestEnd Films.

O documentário, cuja estreia em Angola e em outros países lusófonos ainda não tem data prevista, tem edição de imagem de Cláudia Rita Oliveira e fotografia de Vasco Viana, e contou com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

Cesária Évora foi uma cantora cabo-verdiana e uma das maiores vozes lusófonas. Mundialmente aclamada, com tournées por todos os continentes, a cantora levou a língua portuguesa e o crioulo de cabo-verdiano além-fronteiras. A sua voz e o seu talento deram-lhe a fama, assim como o seu peculiar hábito de cantar descalça.

Apesar de ser bem-sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também apelidada de ‘rainha da morna’.

Irinea Lukombo

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *