Isto É Notícia

Detido cidadão chinês acusado de tráfico de pessoas

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, em Luanda, um cidadão de nacionalidade chinesa, de 44 anos de idade, por suspeitas de tráfico de seres humanos para trabalho em país asiáticos.

O porta-voz do SIC, superintendente-chefe de investigação criminal, Manuel Halaiwa, explicou à imprensa que o implicado faz parte de uma rede criminosa, que alicia pessoas, sobretudo jovens, com idades compreendidas entre os 22 e os 35 anos, com a promessa de um trabalho no exterior e com propostas salariais exuberantes.

“O esquema — que começa com propostas aliciantes de emprego, com salários milionários em dólares norte-americanos, para jovens recém-formados — não passa de um sonho com desfechos imprevisíveis”, comentou Manuel Halaiwa.

As propostas eram feitas a partir do grupo do WhatsApp denominado “Vem Emigrar 2023 Portugal”, e exigiam que as vítimas fossem técnicos médios e superiores, que tivessem o domínio de informática e da língua inglesa.

Segundo o SIC, a detenção foi possível por intermédio de uma denúncia feita pelos familiares de uma das vítimas, após uma delas ter escapado da referida rede criminosa.

O implicado já se encontra a contas com a justiça para os devidos tramites legais.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados