Isto É Notícia

Dados provisórios da CNE apontam o MPLA como vencedor das eleições com 51% dos votos

Partilhar conteúdo

O MPLA, partido que sustenta o governo em Angola desde 1975, foi declarado vencedor das eleições de 24 de Agosto, com 51,07% dos votos, numa altura em que estão apurados cerca de 97% do total de boletins de votos, anunciou, esta quinta-feira, 25, o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo.

Os dados da CNE, que procedeu à sua última sessão de actualização dos dados provisórios das eleições, apontam que o MPLA venceu em 15 das 18 províncias, tendo a UNITA ganhado na capital do país e nas províncias do Zaire e Cabinda.

Os dados provisórios das eleições apontam ainda para a saída da Convergência Ampla de Salvação de Angola — Coligação Eleitoral (CASA-CE) do Parlamento angolano. A referida coligação, que detinha na anterior legislatura 16 deputados, não conseguiu eleger nenhum parlamentar em nenhum dos círculos eleitorais.

Em reacção aos resultados eleitorais, o secretário para a informação e propaganda do Bureau Político do MPLA, Rui Falcão Pinto de Andrade, considerou que o seu partido, com os dados avançados pela CNE, terá condições para “governar confortavelmente”.

A UNITA, que está a realizar uma contagem paralela dos resultados eleitorais, avançou, nesta quinta-feira, em conferência de imprensa, dados que apontavam uma vantagem do MPLA na ordem dos 47% dos votos, contra 46% dos votos, numa altura em que tinham sido apurados 38% das actas-síntese a que tiveram acesso.

ISTO É NOTICIA

Artigos Relacionados