Isto É Notícia

Com 13 anos, Lorenzo Campos é a grande promessa angolana no FIA Karting Trophy

Partilhar conteúdo

O angolano Lorenzo Campos irá representar Angola na 14.ª edição do ‘Karting Academy Trophy’ da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), de 18 a 21 de Maio, no Circuito de Trinec, na República Checa, que vai reunir pilotos de 54 países.

A competição internacional, destinada a pilotos entre os 12 e 14 anos, visa detectar novos talentos e a promessa do desporto motorizado angolano é um destes talentos ao lado de outros 53 competidores.

São várias as estrelas do automobilismo mundial que já passaram pelo FIA Karting Academy Trophy. A título de exemplo, um deles é o piloto da Formula 1 Charles Leclerc, da Ferrari, que, curiosamente, foi o vencedor em 2011.

Além de representar as cores da bandeira nacional, Lorenzo Campos, vai disputar a prova pela primeira vez e continuar a viver a experiência de competir ao mais alto nível.

Trata-se de uma competição monomarca, uma vez que todos os pilotos vão ter os karts — veículos terrestres, em geral monoposto, sem suspensão e com ou sem elementos de carroceria, quadriciclo, com tracção nas traseiras, que pode ser por intermédio de pedais ou de um motor — equipados com motores Vortex, chassis Exprit e pneus Bridgestone, fornecidos pela organização.

O facto de todos estarem em igualdade de circunstâncias pode abrir boas perspectivas para Lorenzo Campos, a julgar pelo desempenho que tem tido no WSK Open Series, na Itália, a prova mais mediática de karting da Europa.

“Vou dar o meu melhor nesta nova experiência. Estar integrado no FIA Karting Academy Trophy é muito bom; vou correr com pilotos de 53 nacionalidades, sendo, naturalmente, um evento de grande dimensão. Esta época, continuo a alcançar bons resultados e, apesar de ainda estarmos em Abril, já subi várias vezes ao pódio no WSK. Por isso, estou confiante em alcançar bons resultados”, disse Lorenzo.

Serão duas jornadas em traçados distintos, completamente desconhecidos por Lorenzo. De acordo com o corredor, o facto não o vai demover do objectivo de alcançar os lugares de pódio.

“Tudo farei para representar bem o meu país e o meu patrocinador oficial, a FAMAR  Off-Shore, a quem agradeço por todo o apoio e por acreditar na minha carreira desportiva”, referiu Lorenzo Campos.

Depois da primeira prova na República Checa, Lorenzo Campos vai disputar a segunda jornada do FIA Karting Academy Trophy, no Circuito de Rodby, Dinamarca, entre os dias 15 e 18 de Junho, enquanto a terceira e última prova decorrerá entre 27 e 30 de Julho na Itália, no traçado de Cremona.

Em declarações ao Jornal de Angola, Walter Campos, pai de Lorenzo, disse ver com bons olhos a entrada do filho num leque de pilotos com grandes possibilidades de atingir outras categorias do automobilismo, mas defende o impacto de auxílios.

“O patrocínio é extremamente importante para o desporto, pois permite aos atletas e às equipas obter financiamento e recursos necessários para competir e realizar as actividades. Tratando-se de um desporto individual, até certo ponto, torna-se mais fácil”, analisou Walter Campos.

*Com Jornal de Angola

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados